sexta-feira, 30 de março de 2012

O Dia do teatro (por João Antônio)

Ninguém melhor que João Antonio conseguiu transformar em palavras e expor imagens que nos trouxessem a emoção de reviver o momento  mágico que foi a comemoração do dia mundial do teatro no espaço avoante... eis o registro feito pelo nosso companheiro João:

TEATRO: RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO
(TEMA ESCOLHIDO PARA A COMEMORAÇÃO DO DIA DO TEATRO)


Esquete do Grupo Avoante de Teatro em frente ao teatro municipal que se encontra com a construção paralisada.
A Associação Avoante de Cultura, a Associação Curraisnovense de Música e Cia de Teatro Empório Dell’Arte promoveram o dia mundial do teatro. A festividade começou com palestra às 15h no Espaço Avoante de Cultura, que abordou o tema “Teatro: das Cavernas aos Dias Atuais” proferida pela atriz, professora do IFRN campus central de Natal e pesquisadora Marinalva Moura. Às 19h, em frente ao teatro municipal que se encontra com a construção paralisada, aconteceu uma performance teatral intitulada  “Avacá, o Mundo do Pensamento Azul”. O texto reportava à mudança de governo em que o pensamento colorido, representando a pluralidade da diversidade das cores-ideias, era substituído pelo azul que obrigava a todos seguirem os preceitos dessa cor. Como conseqüência dessa imposição arbitrária, a personagem Liberdade é aprisionada e levada em cortejo para ser libertada ao chegar no Espaço Avoante de Cultura. A chegada do cortejo foi triunfal, adentrando por entre os presentes, casa lotada, sob aplausos e alegria contagiante, subindo ao palco para proceder a libertação da Liberdade. Agora livre da imposição arbitrária que constrangia a liberdade criativa, a partir de então, seguiu-se a programação com a apresentação da  Cia de Teatro Empório Dell’Arte, Grupo Cordel do Pau Quebrado, Casarão de Poesia e Grupo Caçuá de Mamulengo, um painel da produção local o qual não faltou elogio a qualidade da produção pelos presentes que apreciaram o dia mundial do teatro. 

Abertura da programação do dia mundial do teatro: Palestra proferida pela atriz, professora do IFRN de Natal e pesquisadora Marinalva Moura.
Marinalva Moura instrui os presentes para o dia do teatro que se inicia.
 Performance teatral em frente ao teatro público em construção
Personagem Colorix Libertino dá-se conta que perdeu o poder e que o cordão azul se aproxima para assumir o poder.
Personagem Generaldo Azulante toma posse do poder e expulsa Colorix Libertino
  
Generaldo atrai seu assistente Moscazul expondo seu pensamento para em seguida tomar as primeiras providências do novo governo.

Moscazul leva a personagem Liberdade a presença de Generaldo Azulante.
Personagem Liberdade é aprisionada pelo azul dominador sob o protesto de todos.

Entre os presentes, Charlie Chaplin que se materializa abrilhantando momento.
O cortejo dos anos em prol da liberdade dá-se início. Ao centro Grupo Casarão, o ator Jack na perna de pau e o artista plástico Paulo Herôncio na percussão conspiram para salvar a personagem Liberdade.
O vereador Odom e artista plástico Rafhael Fernandes, no primeiro plano, aliam-se em prol da libertação da Liberdade.

O cortejo segue seu curso em direção ao palco.

A multidão atenta assiste o inevitável.
A comunidade artística e populares libertam a Liberdade, permitindo a criação.

O poeta Wescley Gama do Grupo Casarão de Poesia imanta o espaço ao fazer homenagem ao centenário de Luíz Gonzaga, o Rei do Baião, dando início, assim, as apresentações artísticas.
A partir da liberdade dá-se a criação e a resistência a opressão. Apresentação  do Empório Dell'Arte


Apresentação do Grupo Cordel do Pau Quebrado.


Grupo Casarão.

Grupo Caçuá de Mamulengo.


QUEREMOS AGRADECER AO APOIO DA GRANJA SÃO SEBASTIÃO NA PESSOA DE VILTON CUNHA, LOURAGÁS, O MANDATO DO VEREADOR ODON JÚNIOR E O CAIC. AGRADECEMOS TAMBÉM A MÍDIA LOCAL QUE TEM SEMPRE NOS AJUDADO A DIVULGAR OS EVENTOS E ATIVIDADES QUE DESENVOLVEMOS: SIDY'S TV A CABO, TV COM-TV COMUNITÁRIA, RPTV-REDE POTIGUAR DE TELEVISÃO, TV CÂMARA, TV CRISTO REI, GRUPO CN AGITOS, RÁDIO 95 FM, RÁDIO ANTENA 3 FM, RÁDIO CURRAIS NOVOS, RÁDIO OURO BRANCO, BLOG DO VLAUDEY LIBERATO. EM ESPECIAL AGRADECER AOS OUSADOS E DESTEMIDOS PARTICIPANTES DO CORTEJO, AOS GRUPOS CASARÃO DE POESIA, CORDEL DO PAU QUEBRADO E CAÇUÁ DE MAMULENGO QUE JUNTO CONOSCO SOLIDARIZAM-SE À PAUTA DE LUTA POR DIAS MELHORES E A PLATEIA MARAVILHOSA QUE LOTOU AS DEPENDÊNCIAS DO ESPAÇO AVOANTE DE CULTURA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário